quarta-feira, 20 de março de 2013

Sensacional?! (CNA)


   Fãs e familiares foram apanhados de surpresa. Nessa última quarta-feira (05/03), Alexandre Magno Abrão – mais conhecido como chorão – foi encontrado morto em seu apartamento (SP). Em meio à tristeza, diversas homenagens foram prestadas ao ex-vocalista da banda Charlie Brown Jr, no entanto, a partida de chorão não foi marcada somente por preitos. Numa descarada falta de respeito, houve quem aproveitasse a oportunidade para realizar a pratica do humor negro: “Chorão troca Charlie Brown por Sepultura”.
   Essa frase percorreu as redes sociais e inclusive (por incrível que pareça) foi capa de jornal. Este último fato não causou-me tanto espanto, pois já não é nenhuma novidade nos depararmos com manchetes que atropelam o respeito em prol de uma margem de lucros mais positiva. O que realmente me impressionou foi a maneira como tomei conhecimento da capa em questão.
   Estava no interior de uma banca de jornal (dessas que costumam vender livros). Na ocasião, procurava por um título em especial. Fazia minha busca, sem me importar com o diálogo de um grupo de garotos que conversava em voz alta, até que um deles disparou: “– Se liga na capa desse jornal! Sensacional!”. Os risos subsequentes conduziram meus olhos até a parte da banca onde os jornais estavam situados e imediatamente localizei o alvo do comentário, contudo, meus olhos não foram capazes de identificar o tal “sensacional”.
   Acabei indo para casa sem encontrar o livro que procurava. Ao invés da obra, levei indagações. Será que a capa seria tão sensacional assim para o rapaz se o alvo da chacota fosse um parente dele? Quantos mais teriam achado sensacional essa frase de mau gosto? Certamente nenhum fã ou familiar de chorão.
   O humor negro costuma ser divertido para seus adeptos somente até o tiro não sair pela culatra. Quando isso acontece, aí a coisa muda de figura. Perde a graça como num verdadeiro passe de mágica.
   Creio que a palavra mais acertada para este tipo de matéria jornalística não seja exatamente a que o garoto dissera. Não. Definitivamente eu não diria “sensacional”, mas sim sensacionalismo

Um comentário:

Gostou? Faça o seu comentário!