quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Athos – Viagem Dentro de um Peregrino

   Bom dia, leitores!
  Nos dias de hoje, a internet tem se apresentado como uma ferramenta mais do que excelente na divulgação literária, e já não é nenhuma novidade que uma das propostas deste blog é apoiar o autor nacional. As “portas” deste singelo espaço que mantenho na web estão sempre abertas para os colegas do ramo que entram em contato comigo.
   Para minha surpresa, um autor de origem portuguesa, que atualmente reside na Bulgária, enviou-me um e-mail com esta finalidade de divulgação. Seu nome é Helder Palhas e “Athos – Viagem dentro de um Peregrino” é como se chama sua obra de estreia que será lançada, em Lisboa, na livraria Chiado Editora, no dia 25 de novembro.
   Conheçamos então um pouco mais sobre este livro que, mesmo antes de haver alcançado as prateleiras das livrarias, já reúne um grande número de pessoas acompanhando sua página no ilustríssimo e badalado Facebook:

   
  Num mundo cada vez mais global são poucos os locais que ainda mantém as suas características iniciais.
   Ainda menos são os locais onde as comodidades modernas e informação disponível no ciberespaço não sejam suficientes para um planeamento ao pormenor.
"Mount Athos" é uma das poucas exceções, com a particularidade de ser um centro monástico ortodoxo interdito a mulheres.
   Esta obra relata as observações e pensamentos do autor durante viagem ao local onde o calendário juliano e a hora bizantina (começa ao pôr do sol) ainda vigoram.
   Vai com certeza lançar o leitor numa busca na Internet e, quem sabe, incitar a que tenha uma experiência igual (infelizmente apenas para os do sexo masculino).




Palavras do Autor
  "O livro é acerca de uma viagem que fiz a Mount Athos. É uma península na Grécia que está sobre um regime monástico ortodoxo faz mais de 1000 anos.
  Usa a hora bizantina e calendário juliano e está interdito a mulheres...Mas no fundo o livro relata os meus pensamentos, observações, etc. Dai o titulo "Viagem dentro de um peregrino". Tudo de um modo solto e até com algum humor.
  Não está nada cientifico, religioso ou o mais que se possa pensar. Apenas um relato de um singelo homem numa viagem que se revelou extraordinária.
  No fundo a história do livro encerra um pouco da chave. Comecei a escreve compulsivamente para registro próprio. Depois incitado por muitos amigos enviei para uma editora que me fez uma proposta.
  Não tinha intenção de escrever um livro, apenas me senti compelido a passar para "papel" as experiências que senti."

Obrigado,

Helder


O Autor
   Helder Palhas, Licenciado em Telecomunicações com uma pós-graduação em Gestão, nasce em Setúbal a 26 de Maio de 1972. 
     Após terminar a escola primária, "separa-se" da família para ingressar nos Pupilos do Exército em regime interno, onde irá passar 11 anos da sua vida. No entanto, o último ano é feito na Irlanda, onde conclui a licenciatura através do programa Erasmus.
   Através das funções exercidas numa multinacional, intensifica as viagens pelo mundo, tendo já estado em todos os continentes habitados e contactado com muitas culturas e nacionalidades distintas. 
  Atualmente, reside com a família em Sófia, na Bulgária, palco inicial da sua primeira obra.

Um comentário:

  1. http://www.chiadoeditora.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=932&category_id=1&option=com_virtuemart&Itemid=171&vmcchk=1&Itemid=171

    ResponderExcluir

Gostou? Faça o seu comentário!