sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Quarto ao Lado (Resenhas)




Por Thiago Tavares
   Dividido em duas histórias em quadrinhos e um conto, O Quarto ao Lado é um gibi-livro que associa ilustração e texto para tocar a sexualidade como seu principal tema. Numa abordagem colocada de maneira a dar destaque às relações homoafetivas, o autor Marcelo Lima busca derrubar a discriminação e promover a aceitação quanto à opção sexual de cada um. Num assumido combate contra a homofobia, Lima apresenta estórias nas quais, problemas e questionamentos vivenciados pelos personagens, culminam por conduzir o leitor a uma reflexão salutar sobre a necessidade de um rompimento com tabus que estigmatizam tudo aquilo que destoa ao que equivocadamente, uma parcela da sociedade rotula como “normal”.

   Em “Warren e Uilliam” – primeira estória do livro – os quadrinhos apresentam uma pequena trama na qual um jovem morador de comunidade e um fotógrafo estrangeiro se envolvem num relacionamento amoroso. Nela, o autor representa o preconceito por meio dos amigos de Uilliam ao tentarem dissuadi-lo de sua escolha de convívio ao lado de Warren.
   Na trama subsequente, a descoberta de si ganha destaque através dos conflitos internos de Rafa. Entre o amigo Matias e a ex-namorada, Isa (personagem que também ganha destaque numa experiência vivida no período em que esteve morando na casa do pai e da madrasta), os sentimentos desse jovem universitário acabam por se misturar diante da escolha que se vê necessitado a fazer.

   De maneira geral, os quadrinhos são habitados por diversos personagens munidos cada qual com seus próprios conflitos e questionamentos internos.  Fato este que também se repete em “Um corpo estranho” no qual Luisa – protagonista da trama – sofre com o desgosto pela própria imagem refletida no espelho. Tal sofrimento a afasta do convívio em sociedade fazendo-a imergir num mundo imaginário e solitário do qual é retirada por Ticiana, vizinha de janela – recém-chegada ao bairro – que lhe promete arranjar um garoto para seu primeiro beijo.
   No decorrer das 108 páginas, alguns elementos como: marcas de produtos conhecidos, letras de músicas, títulos de obras literárias consagradas e redes sociais online, permitem um estreitamento entre a ficção e a realidade, fato que acredito trazer mais vida à obra, a qual fica notadamente evidenciado o combate contra a homofobia, contudo, devido ao vocabulário empregado em algumas oportunidades e também por conta de algumas ilustrações, creio que “O Quarto ao Lado” não seja uma obra indicada para os demasiadamente novos. Sua proposta de leitura, portanto, mais apropriada para o público adulto ou jovem/adulto que, por meio dela, tem a possibilidade de refletir sobre as discriminações que possivelmente ainda estejam a carregar dentro de si. 


O Autor
   Nascido em Feira de Santana (Ba), Marcelo Lima é roteirista de HQs, audiovisual e games . É graduando em Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal da Bahia. Participou por dois anos do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade – CUS, orientado pelo professor Leandro Colling – que foi fundamental para elaboração do argumento de “O Quarto ao Lado” (seu primeiro livro como roteirista “solo”). Atualmente trabalha como roteirista de vídeo no Centro de Tecnologia Industrial Pedro Ribeiro Mariani.


ISBN: 978-85-914081-0-8
Editado pelo próprio autor
Número de páginas: 108
Formato: 21 X 28
Capa colorida, Miolo P&B
Financiado pelo Fundo de Cultura da Bahia através do Edital Culturas LGBT

Um comentário:

Gostou? Faça o seu comentário!